FILMES DA MOSCA AMBIENTAL | M15.5 EDIÇÃO ESPECIAL
LONGA-METRAGEM DE ABERTURA
NIMUENDAJÚ
Dir.: Tania Anaya, Animação, BRASIL/PERU, 2025, 1h25'‘
Filme de animação baseado na história verídica do etnólogo alemão Curt Nimuendajú, que dedicou sua vida às culturas indígenas brasileiras. Adotado por diversos povos, liderou uma luta incansável pela preservação cultural e pela sobrevivência indígena até sua morte misteriosa na Amazônia, em 1945.
CURTAS SELECIONADOS
CAMINHOS DAS ÁGUAS
Dir.: Ana Paula Lemes de Souza e Allan Carvalho, Documentário, MG, 2026, 02’
Das profundezas da terra, a fonte viva da história de Cambuquira. "Caminhos das águas" mergulha no ritual ancestral e na sabedoria popular, mostrando como o gesto cotidiano de uso e coleta de águas minerais une gerações e preserva a identidade local. Uma celebração poética do saber que brota da terra, a ser registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
CHIBO
Dir.: Gabriela Poester e Henrique Lahude, Documentário, RS, 2024, 30’35’’
Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do rio Uruguai e trabalha com o chibo — travessia clandestina de mercadorias para subsistência, comércio e pessoas. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões dessa fase da vida.
DAS ÁGUAS
Dir.: Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rego, Documentário, PE, 2023, 16’49’’
Um recorte do espaço-tempo da cidade do Recife que revela o cotidiano de mulheres e homens que vivem da pesca no rio Capibaribe. O filme aborda temas como direito à cidade, planejamento urbano, meio ambiente e a luta pela preservação da pesca como tradição e identidade cultural.
DIÁLOGOS INDÍGENAS DO NOSSO TEMPO
Dir.: Gustavo Guedes, Documentário, RN, 2023, 20’16’’
Apontado como o primeiro território invadido pelos portugueses, o Rio Grande do Norte é palco de uma reflexão sobre a contemporaneidade a partir da perspectiva indígena potiguar, apesar de séculos de opressão, violências e apagamento histórico.
ENTRE AS CINZAS
Dir.: Daniel Calil e Renato Ogata, Documentário, GO, 2025, 23’12’’
O documentário acompanha Alex Gomes, líder da Brigada Voluntária São Jorge, no combate a incêndios florestais criminosos na Chapada dos Veadeiros. A luta contra o fogo revela uma profunda crise ambiental, social e política no Brasil contemporâneo.
HABITAR
Dir.: Antonio Fargoni, Ficção / Documentário, SP, 2023, 15’
Entre dinossauros pré-históricos e antepassados indígenas, o cotidiano de uma família rural revela o quanto tudo é passageiro.
MARTA, CONSERTADORA DE GUARDA-CHUVA
Dir.: Dannyel Leite, Documentário, SP, 2023, 10’57’’
Na feira de sábado em Santa Branca (SP), Dona Marta mantém vivo o ofício de consertar guarda-chuvas. O filme preserva a memória de trabalhos tradicionais que estão desaparecendo e reflete sobre a importância desses ofícios para a história e a cultura das cidades.
NILSÃO
Dir.: Nícolas de Sousa, Documentário, RN, 2025, 19’41’’
Retrato de um homem que, como tantos brasileiros, teve o direito de sonhar negado. Por meio do ofício de artesão e da reciclagem transformada em arte, Nilsão constrói novos caminhos no aqui e agora.
PÁSSARO MEMÓRIA
Dir.: Leonardo Martinelli, Ficção, RJ, 2023, 15’
Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-lo nas ruas do Rio de Janeiro, onde a cidade pode ser um lugar hostil.
POTY’KARÜ – ALIMENTAÇÃO CABOCLA, CAIÇARA, POPULAR POTIGUAR
Dir.: Gustavo Guedes, Documentário, RN, 2026, 18’
Um mergulho nas tradições alimentares dos povos do Rio Grande do Norte e uma reflexão sobre como alimentos tradicionais vêm perdendo espaço para produtos ultraprocessados na construção da identidade potiguar.
RELATOS DE UMA GUERRA
Dir: Pedro Biava, Documentário, MS, 2023, 25h55’. Assist Dir: Micheli Kaiowá
Indígenas Kaiowá e Guarani relatam décadas de violência na luta pela retomada de seus territórios tradicionais no Mato Grosso do Sul. Entre 2019 e 2022, os ataques se intensificaram, transformando a região em uma das mais conflituosas do Brasil.
SUÇUARANA
Thomson Albuquerque, Documentário, PI, 2024, 21’27’’
Passado e ancestralidade se entrelaçam nas memórias da comunidade quilombola Sussuarana, em Piripiri (PI). Guiados por suas raízes, moradores constroem um retrato vivo da história e da cultura local.
TABAJARA
Dir.: Oliveira Júnior, Milena Rocha e Weslley Oliveira, Documentário, PI, 2025, 25’
No território Tabajara, no Piauí, lideranças indígenas se reúnem e pedem força aos Encantados diante da ameaça da exploração clandestina por uma grande mineradora.
TRAVESSIA
Dir.: Karol Felicio, Documentário, ES, 2024, 15’19’’
Na aldeia indígena Rio Piraquê-Açu, a parteira Keretxchu e suas netas vivenciam os dilemas entre tradição e modernidade no parto. O filme reflete sobre identidade, maternidade e o futuro do conhecimento ancestral.
MOSCA AMBIENTAL + MOSCA NA ESCOLA
BRINCANDO
Dir.: Bruno Bennec, Documentário, MG, 2025, 15’
Curta documental sobre a infância e as diferentes formas de brincar, reunindo memórias de gerações mais velhas e experiências da infância contemporânea. Filmado na Zona da Mata de Minas Gerais, o filme é uma homenagem à infância e à cultura popular brasileira.
CANSEI DE SER MONSTRO
Dir.: Thaís Leal, Animação, RJ, 2025, 12’16’’
Cansado de ser monstro, um personagem decide viver disfarçado entre os humanos, com a ajuda de um menino que tem um estranho fascínio por coisas assustadoras.
CHIBO
Dir.: Gabriela Poester e Henrique Lahude, Documentário, RS, 2024, 30’35’’
Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do rio Uruguai e trabalha com chibo — travessia clandestina de mercadorias para subsistência, comércio e pessoas. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões dessa fase da vida.
DEEPEST DREAMS
Dir.: Breno Axel, Gustavo Lima, João Gabriel Lima Dória, Julha San e Moki Inácio, Animação, CE, 2024, 1’43’’
Em busca do presente perfeito, um corajoso pinguim faz uma jornada até as profundezas do oceano.
DIÁLOGOS INDÍGENAS DO NOSSO TEMPO
Dir.: Gustavo Guedes, Documentário, RN, 2023, 20’16’’
O Rio Grande do Norte foi apontado como o primeiro território invadido pelos portugueses. Apesar de séculos de opressão, o filme convida à reflexão sobre a contemporaneidade a partir da perspectiva indígena potiguar.
ERNESTO & OSCAR
Dir.: Fabio Belotte, Animação, MG, 2024, 3’10’’
Ernesto é um morceguinho que não consegue voar devido a uma deficiência. Ele enxerga bem durante o dia, adora desenhar e vive aventuras ao lado de seu melhor amigo, a garça Oscar, unidos pela amizade e pela paixão pela arte.
HABITAR
Dir.: Antonio Fargoni, Ficção / Documentário, SP, 2023, 15’
Entre dinossauros pré-históricos e antepassados indígenas, o cotidiano de uma família rural revela o quanto tudo é passageiro.
MUNDINHO
Dir.: Gui Oller, Pipo Brandão e Ricky Godoy, Animação, SP, 2024, 9’17’’
Um pai presenteia sua filha com um mundinho só dela. Enquanto aprende a cuidar de seu novo companheiro, a imaginação da criança cria aventuras que vão do topo do Everest até a coragem de pedir um sorvete na esquina.
MUNDO MUNDURUKU – “FLORESTA EM PÉ”
Dir.: Adriana Pinto Barros, Animação / Ficção, SP, 2025, 3’30’’
Na aldeia Munduruku, Vovó Nina conta às crianças a história de Maruã, uma jovem guerreira que, ao lado de amigos improváveis, enfrenta desafios para recuperar o Cesto Sagrado das Histórias. O filme celebra a ancestralidade, a amizade e a força das mulheres como guardiãs da sabedoria.
O GATO
Dir.: Sheila Rodrigues e Sidneia Silva, Ficção / Animação, MG, 2024, 3’42’’
Em uma cidade fria e barulhenta, um gato e um homem se encontram, rompendo a solidão e o abandono que marcam a vida de ambos.
O HERÓI, O GUERREIRO E O ROLA-BOSTA EM: AS AVENTURAS NO ESPAÇO
Dir.: Bruno Moura, Animação, CE, 2024, 9’01’’
Em um universo onde cada planeta guarda sua própria lenda, Herói, Guerreiro e Rola-Bosta vivem isolados, unidos por uma mesma missão: salvar as pessoas.
OUTRO LUGAR
Dir.: Perseu Azul, Ficção, MT, 2024, 15’
Júlia encontra um ovo gigante em um lugar mágico dentro da escola e acredita que, quando ele se abrir, ela se tornará a rainha dos dragões — mas os adultos querem impedir que esse sonho se realize.
PERICO NO TRÂNSITO
Dir.: Robertt Moretto, Animação, SP, 2024, 1’08’’
O atrapalhado palhaço Perico chega para conscientizar sobre segurança no trânsito de forma leve e divertida, usando humor, música e situações inusitadas para falar sobre a proteção da vida.
PIOINC
Dir.: Alex Ribondi e Ricardo Makoto, Animação, DF, 2024, 17’14’’
Oinc é um porquinho solitário que conhece Pi, um passarinho perdido. A amizade entre os dois dá início a uma aventura que vai testar a coragem e o companheirismo da dupla.
SACIS
Dir.: Bruno Bennec, Ficção, MG, 2024, 23’
Rodolfo, um menino de doze anos que vive se metendo em confusão, decide capturar um saci. Quando sua irmã caçula é enfeitiçada pela Cuca, ele precisará da ajuda de um novo amigo para salvá-la.